Matão merece o reconhecimento de sua população em várias áreas. Nossa cidade é privilegiada em diversos aspectos como sociais, econômicos, culturais, ambientais, entre outros. A questão é que muitas vezes a sociedade não está em sintonia com tudo de bom que acontece em nosso município, seja pelo não-interesse, seja pela insistência de a maior parte dos veículos de comunicação matonenses divulgar com grande destaque apenas os “acontecimentos ruins”.
O Blog Matão Hoje em Dia, na contramão de tudo isso, tem o prazer de mostrar aos nossos leitores, todas as coisas boas que acontecem em nossa cidade. Nessa semana, uma ótima notícia sobre a economia do nosso município ganhou destaque na imprensa local e nacional: Matão foi à segunda cidade com maior geração de postos de trabalho no Estado de São Paulo, ficando atrás apenas da capital. E, além disso, está entre as 15 cidades que mais geraram empregos no Brasil todo, no último mês.
Realmente algo que merece sim, muito destaque, pois ouvimos sempre as pessoas reclamando sobre desemprego e falta de trabalho, alimentados principalmente por parte da imprensa que colocam nossa cidade como se tivesse uma das piores economias, quando é justamente o inverso.
GERAÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO
No último mês de maio, o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho), fez um balanço com todos os 5.565 municípios brasileiros a respeito da geração de novas vagas de trabalho, e também das demissões ocorridas no momento.
De acordo com o resultado, a cidade de Matão está na 2ª colocação no Estado de São Paulo, atrás apenas da cidade de São Paulo. Aqui, foram geradas no mês de maio 3.095 vagas de emprego, e ocorreram 907 demissões no mesmo mês, sendo assim, o saldo foi positivo em 2.188 novos postos de trabalho.
A indústria metalúrgica foi a responsável pela maior parte das novas contratações, porém outros segmentos também figuraram nesse aumento. Agricultura e obras públicas são alguns deles.
Vale lembrar, que quando inserimos a colocação de Matão no contexto nacional, nossa cidade está na 13ª posição e à sua frente, apenas duas cidades que também não são capitais (Campos dos Goytacazes – RJ e Petrolina – PE). As outras 10 cidades são capitais que apresentam economias bem mais complexas e desenvolvidas.
Quando analisamos esse aspecto, podemos notar o tamanho do desenvolvimento que nossa cidade vem experimentando nos últimos anos e como isso é refletido diretamente no cotidiano dos cidadãos matonenses.
ECONOMIA DIVERSIFICADA
Matão tem um privilégio em relação há muitas cidades, tanto da nossa região, quanto de outros locais do Brasil, a qual com uma população de aproximadamente 80 mil habitantes possui uma economia bastante diversifica, não sendo dependente de apenas um setor para garantir emprego e renda.
A indústria metalúrgica é sim muito forte e tem um papel crucial no PIB, emprego e economia municipal em nossa cidade, mas ao mesmo tempo, não somos totalmente dependentes dela. Outros setores industriais, também figuram com grande importância na geração de trabalho, como a indústria alimentícia (Citrosuco, Citrovita, Louis-Dreyfus, Predilecta, etc.), setor têxtil (Elite, Emmes), setores de produtos plásticos e mecânicos, entre vários outros.
Dessa forma, pode geralmente ocorrer um movimento sazonal de crise e demissões em alguns desses setores, mas em contrapartida, existem outros que podem suprir parte dessa perda de postos de trabalho. Essa é a grande diferença, entre Matão e cidades que são dependentes exclusivamente de um setor, onde podemos citar Franca ou Americana, por exemplo, dependentes das áreas de calçados e têxtil, respectivamente.
Nessas cidades, caso ocorra algum problema nesses segmentos, a economia do município como um todo entra em estagnação, gerando desemprego em massa.
O comércio matonense também tem sua contribuição positiva na geração de novos empregos e na economia municipal. Novas redes de lojas e supermercados, principalmente, têm investido em nossa cidade nos últimos anos, gerando então, empregos no setor de serviços.
A agricultura é uma grande força para absorção de mão-de-obra matonense. Com o início da safra de cana-de-açúcar e laranja, muita gente tem sido contratada para trabalhar na colheita dessas lavouras, impulsionando o comércio e os outros setores de nossa cidade.
E por fim, a construção civil também tem sido destaque, com obras acontecendo por toda Matão, seja de caráter privado (casas, galerias comerciais, etc.), sejam as grandes obras públicas promovidas pela Prefeitura Municipal.
CIDADES DA REGIÃO
Em nossa região, nenhuma outra cidade conquistou colocação de destaque na lista das que mais houve criação de novos postos de trabalho. Entre as 10 cidades que mais geraram emprego no Estado, segue a ordem:
1ª – São Paulo
2ª – Matão
3ª – Campinas
4ª – Guarulhos
5ª – Franca
6ª – Bebedouro
7ª – São Bernardo do Campo
8ª – Jundiaí
9ª – Barueri
10ª - Sorocaba
Dentre as nossas cidades mais próximas, Ribeirão Preto está listada em 17º lugar.
MATÃO EM DESTAQUE
Esse é sim, um dos grandes motivos de orgulho para o cidadão matonense, pois nossa cidade atravessa uma excelente fase e isso deve-se também ao ótimo momento econômico que acontece no Brasil como um todo. Em uma parceria benéfica entre a Prefeitura de Matão e o Governo Federal, muitos investimentos chegam até o município, tornando nossa economia cada dia mais próspera.
São notícias e fatos como esses que a população matonense deve estar bem informada e que a imprensa e os veículos de comunicação de Matão deveriam se preocupar em esclarecer a nossa sociedade.
Um comentário:
A Repotagem e muito boa parabéns, trabalho em uma agencia que ira criar um portal incluindo todas as cidades do estado de são paulo, e aqui encotrei algumas informações muito valiosas que ate mesmo o propio site da cidade não contem, parabéns para o pessoal que organiza o blog.
Fábio
Postar um comentário