Nessa semana é comemorado o feriado católico de Corpus Christi, o qual celebra-se o significado da Eucaristia e do Corpo de Cristo (como o nome em latim nos mostra). Mundialmente as celebrações desse feriado são marcadas por enfeites comemorativos nas ruas e procissões, sendo que o mesmo acontece em diversas cidades brasileiras.
Em Matão, essa não apenas é a mais tradicional comemoração da cidade, como também é considerada a maior festa de Corpus Christi do Brasil. Em 2010, acontece a 62ª edição da festa, que espera receber cerca de 80 mil visitantes, dos mais diversos lugares do Brasil e do mundo, em um espetáculo que reúne fé, tradição, arte e muita beleza.
A cidade de Matão, através da Prefeitura monta toda a estrutura necessária para o apoio aos artistas, à cerimônia religiosa, aos turistas e todos aqueles que vêm trabalhar durante esse dia em nossa cidade.
Com certeza, uma festa com características marcantes e que vale a pena ser visitada em nosso município. O Blog Matão Hoje em Dia mostra agora sobre os Tapetes de Corpus Christi de Matão.
História do Corpus Christi em Matão
No ano de 1934 era realizada a primeira procissão de Corpus Christi. O padre da paróquia da cidade começou a enfeitar as janelas com santos e velas acesas em louvor a Cristo. Com o passar do tempo, começaram a usar flores e folhas de mangueiras. Em 1950, o padre convocou a população para ajudar nestes enfeites e surgiram os tapetes que até hoje são feitos com palha de arroz, cavaco de madeira, folhas de mangueira, cedrinho, bagaço de cana, tampinhas de garrafas, vidro moído, etc.
62ª Festa de Corpus Christi
A festa desse ano chega então em sua 62ª segunda edição, reunindo a tradição, o esforço, a fé e a habilidade artística do matonense. Ao todo 12 quarteirões serão enfeitados no formato de uma cruz, tendo como ponto de partida a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, no centro da cidade. Cerca de 80 mil visitantes são esperados para verificar os trabalhos realizados e também acompanhar as cerimônias religiosas como a Missa e a Procissão.
Os desenhos começam a ser confeccionados a partir das 4 horas da manhã, e precisam estar a maior parte deles prontos, pelo menos até as 8 horas, quando começam a chegar os primeiros visitantes e ocorre a primeira Missa. É uma grande demonstração de trabalho em equipe e amor pela festa tradicional da cidade, que ocorre entre os artistas, os quais acordam bem cedo e geralmente enfrentam o frio para deixar tudo pronto na hora certa. Todos os artistas (cerca de 600) participam dos trabalhos nos enfeites como voluntários.
Os preparativos para a festa de Corpus Christi em Matão de um modo geral, acontece durante todo o ano, pois são arrecadados alguns materiais como o vidro moído, por exemplo. Cerca de um mês antes da festa, os trabalhos se intensificam, com a separação dos artefatos utilizados, a seleção dos desenhos, e arrecadação de outros materiais. Ao todo, aproximadamente 70 toneladas de vidro moído, serragem de madeira, tintas e outros materiais em pó são utilizados na construção dos desenhos que são alusivos à Eucaristia e ao tema ligado à Campanha da Fraternidade “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
Trajeto
Todos os anos, 12 quarteirões são decorados pelos tapetes de Corpus Christi, constituindo o seguinte trajeto: início na Rua José Bonifácio, em frente à Igreja Matriz, segue pela Avenida 28 de agosto, Rua Rui Barbosa, Avenida Siqueira Campos, Avenida 15 de Novembro, Rua Prudente de Moraes, Avenida 7 de Setembro e novamente pela Rua Rui Barbosa, Avenida Siqueira Campos e Rua José Bonifácio, retornando ao ponto de partida na Igreja Matriz.
Serviços e Infra-Estrutura
Uma grande estrutura é montada para atender aos turistas, artistas e trabalhadores. Ficam à disposição ambulâncias, enfermeiros, pessoal de apoio, banheiros químicos e também a praça de alimentação que é realizada por entidades de assistência social do município.
A segurança e o controle do trânsito serão feitos pela Guarda Municipal, agentes de trânsito e polícias Civil e Militar.
A população e os turistas poderão participar de um passeio turístico pelos principais pontos e empresas da cidade com saída, em diversos horários, da Rua Cesário Mota, atrás da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, no Centro.
Uma barraca com produtos oficiais da festa será montada ao lado da Igreja Matriz, onde serão comercializadas camisetas e DVDs, com a história e imagens do Corpus Christi de Matão. Toda a renda será revertida em prol da Campanha do Agasalho, do Fundo Social de Solidariedade.
Os turistas também terão à disposição feiras de artesanato, exposições e atividades culturais na Casa da Cultura (patrimônio histórico do município), havendo esse ano também um show com a cantora Mariani, com músicas religiosas que ocorrerá a partir das 13h na escadaria da Igreja Matriz.
Cerimônia Religiosa e Procissão
Sendo o Corpus Christi uma das mais importantes comemorações católicas, ocorrem diversas celebrações de Missas ao longo do dia. A primeira delas é às 8 horas da manhã, sendo que às 9 horas é considerada a “Hora Santa”, momento em que ocorre o início oficial da Celebração de Corpus Christi em Matão. Além das Missas, o fim da comemoração termina quando acontece a Procissão, na qual os celebrantes e os fiéis percorrem os 12 quarteirões enfeitados, sendo esse um dos principais momentos da celebração religiosa.
A programação será a seguinte:
08h00 - Missa na Igreja Matriz
09h00 às 10h00 - Hora Santa (Igreja Matriz)
11h00 - Missa na Igreja Matriz
16h00 - Missa e Procissão de Corpus Christi
Vendedores Ambulantes ou “Camelôs”
Podendo também ser considerada uma tradição entre os matonenses, no dia da Festa de Corpus Christi acontece uma enorme concentração de vendedores ambulantes na cidade, vindos de todas as regiões do País, para atender o grande número de visitantes que ocorre em Matão nessa data. Localizados na Avenida Daniel Antônio de Brito, no bairro Nova Matão, os também conhecidos como “camelôs” faz parte do roteiro obrigatório dos cidadãos matonenses e também dos turistas.
Nos camelôs encontra-se quase tudo, a preços mais baixos, de roupa à bijuterias, de CDs e DVDs à comidas como pastéis, lanches, doces, entre outros.
Mais de 50 mil pessoas se espremem entre as barracas que tomam conta dos dois lados da rua e dura 24 horas, estando geralmente ainda super lotada durante madrugada do outro dia. O camelô é considerado sem dúvida, a parte não-religiosa da festa de Corpus Christi em Matão.
Para quem deseja trabalhar como ambulante na Festa de Corpus Christi, deve portar o alvará expedido pela Prefeitura Municipal. Para aqueles que não possuem o documento, podem fazer a solicitação no trailer do Departamento de Fiscalização no dia 2 de junho (quarta-feira) que estará localizado na própria Avenida Daniel Antônio de Brito.
ONDE FICAR
Alguns dos principais hotéis de Matão são:
Hotel Leiria Palace – www.hotelleiria.com.br (0xx16) 3383- 4603
Hotel Avenida – www.avenidamatao.com.br (0xx16) 3382-1186
Hotel Pouso Novo – (0xx16) 3382-4496
COMO CHEGAR
A cidade de Matão está localizada no centro do Estado de São Paulo, distando 305 km da capital. Para quem vem da cidade de São Paulo, ou região de Campinas o trajeto é seguir pelo complexo Anhanguera/Bandeirantes até Limeira onde continua pela SP-310 Rod. Washington Luís até Matão. Por essa mesma rodovia é acesso para quem vêm de São Carlos, Araraquara e São José do Rio Preto. Para os turistas que pretendem vir da região de Ribeirão Preto, Barretos ou Jaboticabal, o acesso é pela Rod. Brigadeiro Faria Lima.
(Clique no mapa para ampliar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário