Vejam como é a sensação de ver um pneu de liga leve fritar na pista de perto, com uma câmera extratégicamente posicionada. Se você achou se sair por aí queimando o pneu na pista com manobras arricadas era coisa de malandro, ou coisa de quem tira rachas ou apenas quer se exibir com o carro, ou então se você curte derrepente arriscar essas manobras, SAIBA QUE ISSO É UM ESPORTE, e tem nome, O DRIFT!
Drift ou drifting é uma técnica de direção de carros que consiste em deslizar nas curvas espacando a traseira, girando o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre em uma direção oposta a curva (se o carro vira para a direita então a roda deve estar a esquerda, e vice versa), controlando o nível de derrapagem, fazendo o carro literalmente andar de lado ou cautar literalmente.
Técnicas
Para fazer drift é necessário ter um carro de tração traseira. É possível fazer com carros de tração dianteira ou 4x4, mas o ato não é chamado de drifting e sim power-slide, o nome da técnica é E-Brake Drift.
Existêm várias manobras que variam do nível 1 ao 4 de dificuldade um exemplo delas é o a Kansei Drift: Essa técnica é utilizada em curvas de alta-velocidade, se executada perfeitamente não é utilizado o freio. Na entrada da curva retira-se o pé do acelerador (accel-off) transferindo o peso para frente e provocando a perda de tração nas rodas de trás. Esta técnica é utulizada por Takumi no final do primeiro episódio do Initial D. e o seu nível é considerada de número 4. Existem outras inúmeras manobras como a Braking Drift, Faint Drift, Punta-taco, E-Brake Drift, Clutch-Kick Drift, etc.
Carros
Os carros utilizados em drift são consideravelmente leves. No Japão os carros mais usados são o Nissan Silvia/180SX, Toyota AE86, Mazda RX-7, Nissan Cefiro (versão com tração traseira), Nissan Laurel, Nissan Skyline (com tração traseira), Nissan Fairlady Z, Toyota Altezza, Toyota Soarer, Honda S2000, e Mazda Miata. Já a competição de drift nos EUA utiliza versões locais desses carros (tais como Nissan 240SX e o Corolla GT-S de Toyota) e os carros americanos de alta desempenho tais como o Suzuki,Dodge Viper, e Pontiac cornoi. Os drifters em outros paises geralmente usam seus carros locais, tais como o Ford Eporra (Ucrânia e Irlanda), BMW Série 3 (em outras partes da Europa), Porsche, ou Volvos.
Os carros FWD (com tracção dianteira) não são permitidos nos torneios de drift como o D1GP.
Os carros AWD (com tracção nas quatro rodas, conhecidos também como 4WD ou 4x4), como o Subaru Impreza WRX STi, e Mitsubishi Lancer Evolution possuem drift de ângulos bem diferentes. D1 e outras competições profissionais não permitem carros AWD. Porém, carros como o Impreza e o Lancer podem ser convertidos para RWD para poderem competir nesses torneio
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