É cada vez mais notável e comprovado que o investimento em práticas esportivas além de contribuir para a saúde física e mental de quem os pratica, também tem uma colaboração extremamente importante na inclusão social dos atletas e no desenvolvimento da sociedade em geral. Vários exemplos são constantemente citados de comunidades carentes e violentas, principalmente nas grandes metrópoles, que são transformadas para melhor quando existe um sério investimento em práticas esportivas e culturais naquela região.
Os jovens, precisamente, é o público alvo desses programas, justamente por serem a parcela da população mais exposta a perigos como tráfico de drogas e outros tipos de aliciamentos que acabam os encorajando à criminalidade. Além da questão da violência, o esporte de toda forma é uma colaboração muito positiva para prover a cidadania e criar perspectiva de um futuro profissional na vida desses jovens.
Considerando também outras classes sociais e regiões urbanas que não sofrem com problemas sérios de violência e criminalidade, o investimento em esporte é um fator diferencial na vida daqueles que desejam se desenvolver profissionalmente nessa área.
Em Matão, a Prefeitura Municipal criou o Projeto Mais Esporte que visa à descentralização e o incentivo das práticas esportivas municipais, criando metas da participação de crianças e jovens, promovendo várias modalidades e prevendo a criação de centros esportivos em diversas áreas da cidade. Dessa forma a Prefeitura pretende fomentar uma participação efetiva de crianças e jovens de várias regiões da Matão, não visando apenas o desenvolvimento social, mas também o desenvolvimento pessoal desses pequenos atletas que amanhã poderão ser um exemplo para o País e levar o nome de nossa cidade muito além das fronteiras nacional.
Projeto Mais Esporte
O objetivo geral do Projeto Mais Esporte é a descentralização do desporto municipal facilitando o acesso às práticas esportivas oferecidas pelo Projeto. Ou seja, todas as áreas de Matão terão as mesmas condições de acesso, diminuindo distâncias e obstáculos.
Dentro do Projeto Mais Esporte está previsto a criação de oportunidade para crianças e adolescentes às práticas esportivas. A Prefeitura espera atingir uma meta de 3.250 alunos atendidos, estimulando então o exercício da cidadania por meio de ações integradas das Secretarias Municipais. Isso quer dizer, que além das práticas esportivas esses alunos terão acessos a outras atividades, como palestras, projetos culturais, assistência médica, odontológica e psicológica, entre outros.
O Projeto Mais Esporte também tem a missão de fazer uma maior integração dessas crianças e adolescentes através de práticas vividas no esporte, favorecendo, certamente as relações sociais e promovendo o encontro entre os diferentes grupos. Essa é sem dúvida, uma das principais questões positivas que a esportividade promove a interação social, e diversidade entre as pessoas.
A consolidação dos aspectos motivacionais também deve ser levada em conta e esse é também um dos objetivos mais importantes do Projeto, isso faz com que outros segmentos essenciais no desenvolvimento da personalidade dessas crianças e jovens sejam desenvolvidos, como a tolerância, competitividade, respeito ao próximo, a ciência sobre as diferenças pessoais de cada um (raça, gênero, origem, culturas, defeitos, etc.).
Além de tudo isso, o Projeto visa identificar talentos em potencial o qual certamente será trabalhado e encaminhado para equipes de competição, sendo esse(s) futuro(s) profissional (is) do esporte que poderão trazer muitas conquistas e orgulho para nossa cidade de Matão.
De acordo com o Projeto, deve ocorrer à descentralização e a facilidade de acesso dos moradores aos locais de práticas esportivas, implantando pólos em cada região previamente pesquisada da cidade de Matão, tendo como meta atingir 30%, o que corresponde a 3.250 alunos da rede municipal, estadual e particular na faixa etária de 7 a 16 anos, contribuindo assim para diminuir o índice de criminalidade nesses pólos em um prazo de 40 meses.
Outra meta é a atração de parceiros das áreas médicas, odontológicas e de materiais esportivos, como conseqüência de que várias modalidades serão praticadas dentro desse Projeto. Vejamos algumas e o número correspondente de alunos atendidos
MODALIDADE METAS
Futebol 500
Futsal 400
Ginástica Geral 350
Voleibol 300
Basquetebol 300
Judô 200
Karatê 200
Natação 200
Damas 200
Atletismo 150
Xadrez 150
Tênis de Mesa 100
Handebol 200
Total 3.250
Missão do Projeto Mais Esporte: inclusão sócio-esportiva, desenvolvendo os princípios básicos fundamentais das várias modalidades esportivas de forma global e estimular a atividade física respeitando os direitos da criança e do adolescente, bem como fortalecer as famílias dos participantes via inserção de seus integrantes na rede de atendimento das demais Políticas Sociais Municipais.
Em relação à metodologia das aulas, serão ministradas duas vezes por semana com duração de aproximadamente 1 hora, além de palestras, atividades recreativas, exercícios dos fundamentos do esporte praticado, encontros mensais entre as diversas escolinhas (ocorrendo o intercâmbio entre alunos), reuniões semestrais com os pais no mesmo local onde acontecerão as aulas e acompanhamento médico, odontológico, psicológico, pedagógico, entre outros.
Dentro do projeto de descentralização a Prefeitura pretende não apenas utilizar os espaços e centros esportivos já existentes na cidade como a criação de novas áreas estrategicamente localizadas de modo que possa atender toda a população, diminuindo a distância desses até os principais centros que já possui. Sendo assim, alguns bairros do município em que a população enfrenta longas distâncias para chegar até um ginásio mais próximo, provavelmente será contemplado com uma área de práticas esportivas mais perto dos moradores.
Algumas das áreas esportivas já existentes que serão utilizadas são: o Conjunto Poli - Esportivo Laert Tarallo Mendes, Centro de Atendimento da Juventude (CAJU), Centro de Apoio Integrado à Comunidade (CAIC), e o Centro Esportivo do SESI, entre outros.
Haverá também uma extensão do Projeto junto à APAE (Associação de Pais e Alunos Excepcionais), com a participação de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, promovendo o crescimento da integração social e individual desses alunos, contribuindo para a quebra de preconceito, paradigmas e que esses ultrapassem seus limites, sendo também futuras promessas para o nosso esporte.
De modo geral, essas são as características do Projeto Mais Esporte, a contribuição para uma adesão cada vez maior de crianças e adolescentes às práticas esportivas no município de Matão, tratando assim de uma maior inclusão sócio-esportiva, desenvolvimento da cidadania, colaborando também para a diminuição da violência, descentralização dos locais de práticas de esportes em nossa cidade, provendo um maior acesso de todos e principalmente buscando novos talentos e novos atletas, ajudando assim o Brasil a futuramente se tornar talvez uma das maiores potências olímpicas e é somente com atitudes como essa, o Projeto Mais Esporte da Prefeitura de Matão que teremos condições de chegar mais rápido lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário