O que é e como previnir-se da LER


O uso de computadores é cada vez mais indispensável em nossas vidas. No trabalho, em casa, enfim, em praticamente todos os locais estamos com uma mão no mouse e outra no teclado. Algumas atividades, inclusive exigem muito mais esforços e movimentos que se repetem no uso do computador. Caso por exemplo, de operadores de telemarketing que precisam digitar e utilizar o mouse freneticamente.

Dentro disso tudo, o uso em posições erradas e por tempo excessivo do computador por provocar males à nossa saúde, como problemas de visão, coluna, mas talvez uma das mais comuns e mais difíceis de reparar é a chamada LER (Lesão por Exercício Repetitivo), que pode acometer principalmente as juntas e os tendões, como a tendinite, que provoca inflamação e dor intensa nessas regiões.

A chamada Síndrome do Túnel Cárpico também pode ser provocado por esforço repetitivo e provoca uma inflamação e lesão no nervo mediano das mãos, principalmente das mulheres.
Os sintomas de síndrome do túnel Cárpico incluem o adormecimento da mão, dor do pulso, e de pontadas tipo agulhas, sobretudo durante a noite, da fraqueza no aperto. O diagnóstico é baseado em sintomas, suportado em sinais do exame médico, e confirmado por testes de condução do nervo. O tratamento da síndrome do túnel Cárpico vai desde medicamentos como antiinflamatórios e antibióticos até a intervenção cirúrgica dependendo da severidade do problema.


Prevenção

Nessa situação realmente o melhor remédio é a prevenção e através de atitudes simples, problemas como esses podem ser quase que totalmente evitados. Desde que entrou em vigor em 2008, a NR-17 do Ministério do Trabalho regula de quanto em quanto tempo à pessoa precisa parar a função para fazer exercícios preventivos desses problemas, por ser essa uma das maiores queixas de doença laboral para pessoas que trabalham com computadores.
Mesmo se tratando muito de ambiente de trabalho, isso vale também para quem não desgruda do computador em suas casas, pois no momento na lesão, a dor e os transtornos são os mesmos, então vale a pena seguir as dicas de prevenção, conforme mostraremos abaixo:

- Posições Corretas




























- Exercícios Preventivos


Nenhum comentário:

Postar um comentário