O problema do transporte e da estrutura rodoviária em Matão


Como já diversas vezes tratado em outros assuntos, a cidade de Matão está em uma estratégica localização em meio a um importante entroncamento rodoviário. Isso de fato viabiliza o acesso às indústrias e até para uma futura implantação de um Porto Seco em nossa cidade. Tratamos também de outro assunto referente a transportes, que seria o baixo número de ônibus urbanos e transporte de passageiros no município.
Outra dificuldade em relação ao transporte de passageiros em Matão é ao transporte intermunicipal, como a falta de linhas e a pequena estrutura de nossa rodoviária, construída ainda na década de 70 e que não atende mais a demanda de passageiros dos dias atuais.


Falta de opção

Os passageiros matonenses que pretendem se deslocar para outros municípios próximos ou mesmo para aqueles mais distantes precisam enfrentar uma série de dificuldades, como falta de opção de empresas, que cobram preços abusivos de passagens, horários escassos e a deficiência de itinerários, sendo que estamos em um dos principais entroncamentos rodoviários do Estado de São Paulo.A partir de Matão poderiam existir várias linhas de ônibus provenientes de outras regiões do Estado como São José do Rio Preto, Votuporanga, etc. com destino à capital e vice-versa. No entanto, para São Paulo contamos apenas com a Viação Danúbio Azul que não tem regularidade em relação aos horários disponíveis, sendo esses bastante limitados. Empresas como Viação Cometa, Empresa Cruz, Expresso Itamarati ou São Raphael poderiam muito bem ser algumas concorrentes, principalmente pelo fato dessas companhias utilizarem a Rodovia Washington Luís para suas principais rotas. Araraquara acaba sendo a solução para quem quer chegar a São Paulo ou Campinas de forma mais rápida por contar com duas empresas concorrentes que prestam serviços eficientes.

Muitos ônibus provenientes de São Paulo em direção ao Triângulo Mineiro, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, passam por Matão através da Rodovia Brigadeiro Faria Lima e poderiam prestar seus serviços também para nossa cidade, sendo assim não seriamos obrigados a recorrer a Araraquara e seria sim mais uma opção de ônibus para cidades próximas como Jaboticabal, Bebedouro e Barretos.
Outra situação complicada é para os passageiros que pretendem ir até Ribeirão Preto. Simplesmente um absurdo, contar com apenas uma empresa, prestando dois horários ao dia (um deles extremamente cedo e outro extremamente tarde). Para efeito de comparação, bastam notar a quantidade de horários que duas empresas (Rápido D´oeste e Expresso Itamarati) de linhas suburbanas prestam de Jaboticabal para Ribeirão Preto por dia. Juntando as duas somam-se mais de 30 opções de horários, das 5 da manhã até à meia noite. Isso ainda não considerando os trajetos rodoviários, que Matão mesmo estando mais distante, não conta com essa opção, sendo obrigada a se contentar apenas ao ônibus circular que leva 2 horas e meia até Ribeirão Preto.

Para as cidades vizinhas, a melhor opção é mesmo ônibus para Araraquara (onde apenas duas empresas prestam o serviço) e contamos com uma quantidade de horários razoável e mesmo assim sem opções à noite ou aos finais de semana quando não existem mais horários ou esses diminuem drasticamente. Se o ônibus que segue até Ribeirão Preto é circular e não rodoviário, poderíamos ter uma linha dessa forma com destino a São Carlos, o qual a distância é bem menor. Taquaritinga dependemos de apenas uma empresa. Para Dobrada e Santa Ernestina são duas. Quando pensamos em outras cidades próximas de nossa região como Motuca, Nova Europa ou Gavião Peixoto, essas linhas não existem e devido a isso saímos no prejuízo, pois potenciais consumidores de nosso comércio, por exemplo, acabam consumindo em Araraquara, cidade que oferece linhas regulares de passageiros a eles.
Existe, portanto uma deficiência muito séria em relação a horários, empresas e itinerários em Matão que com o crescimento da cidade, precisam ser revolvidas de forma urgente.


Atual rodoviária

A rodoviária de Matão, projetada pelo arquiteto Paulo Barbieri e inaugurada no ano de 1978 não atende mais a demanda de passageiros da cidade nos dias de hoje, com uma realidade bastante diferente daquela dos anos 70. A locomoção rápida e para inúmeras localidades é atualmente uma questão que deve ser colocada como prioridade. A nossa rodoviária conta com uma série de fatores que impedem o desenvolvimento do transporte rodoviário em Matão, como algumas delas:


Localização no Centro:

as cidades que projetam novas rodoviárias hoje, fazem de tudo para situá-las próxima à principal rodovia ou em um corredor de acesso sem grandes bloqueios, trânsito, etc. As companhias de ônibus dão preferências a esses terminais rodoviários por diminuir o tempo, as distâncias e os gastos enfrentados por empresas e passageiros. Agora notem a distância percorrida de um ônibus da Washington Luís/Faria Lima até nosso terminal. Várias avenidas, semáforos, etc.


Estrutura ultrapassada:

Muitas empresas de ônibus hoje utilizam carros de dois andares, essas, no entanto não poderiam utilizar a nossa rodoviária, pois por apresentar uma baixa cobertura não permite o acesso desses ônibus.

Poucas plataformas:

A rodoviária de Matão conta com no máximo 4 plataformas e um mínimo espaço para ônibus suburbanos. Se houvesse um maior número de empresas servindo os matonenses, iria ocorrer uma desconfortável “fila de espera”.


Estrutura ao público:

a rodoviária de Matão praticamente não conta com banheiros públicos, caso aumentasse o número de passageiros, esses seriam insuficientes. Não há um local de espera decente, com poltronas confortáveis, etc. Não existe em nossa rodoviária espaço suficiente para guichês de vendas de passagens e nem para construção de novos restaurantes, lanchonetes, áreas de serviços, como guichês de informações, lan house, e muitas outras coisas.

Nesse sentido, o terminal rodoviário matonense já está bastante ultrapassado e é um dos principais motivos para nossa falta de opção de linhas e empresas.


Nova Rodoviária

Existe um projeto já há vários anos sobre a construção de uma nova rodoviária em Matão. O que deve ser lembrando é que isso não deve ser visto mais como um luxo e sim uma grande prioridade aos cidadãos e para o desenvolvimento de nossa cidade. Ainda não existe um local definido para a implantação desse novo terminal, mas o que tudo indica é que seja próximo a uma das importantes rodovias ou de fácil acesso a elas. Também não há uma data para o início das obras, pois isso depende além da Prefeitura, de recursos do Estado, do Governo Federal, processos licitatórios, e todas as outras burocracias pertinentes.
É urgente a construção dessa nova rodoviária em Matão. Quando um município facilita o fluxo de idas e vindas de pessoas, facilita o desenvolvimento de sua economia, pois junto com pessoas, circulam consumidores, serviços, ideias, cultura, empreendedorismo e muitas outras coisas que podem ser extremamente benéficas à Matão.
Uma nova rodoviária deixa de ser apenas uma questão de transportes e passa a ser um passo à frente da sociedade matonense, o nome de nossa cidade em muitos outros lugares e a exploração para o bem da população dessa posição privilegiada em meio a duas grandes rodovias que no quesito de transporte de passageiros matonenses, infelizmente está deixando muito a desejar.

4 comentários:

mel disse...

a nossa rodoviaria esta dando vergonha,pois a cidade ja esta bem grandinha para se comportar como cidades como dobrada,santa ernestina,motuca,etc

Anônimo disse...

Realmente, passou da hora das autoridades tomarem providencia; tem dias que não se consegue sequer estacionar um carro para aguardar passageiro; outra dificuldade: a demora de uma viagem de São Paulo a Matão: aproximadamente 5 horas para andar 300 km!!!

Anônimo disse...

Sou DE Araras/Sp.... tenho que ir para Catanduva,vou passar por matao... estou a horas procurando na internet horarios de onibus saindo de matão.. e NAO ENCONTRO!

Anônimo disse...

o terminal rodoviario de matão não da conta dos passageiros porque além de abastecer matão abastece Dobrada

Postar um comentário