Matão precisa urgente de um novo cemitério


A cidade de Matão está com uma questão muito séria a ser resolvida nos próximos meses. A falta de espaço no Cemitério Municipal (não levando em consideração o de São Lourenço do Turvo) da cidade, para ampliação e novos jazigos e consequentemente a também dificuldade para encontrar uma nova área apropriada para um novo cemitério.
 O Cemitério Municipal de Matão foi inaugurado no fim do século XIX e já passou por algumas ampliações ao longo desses mais de 100 anos de história. Considerando que além dos jazigos permanentes, existem também aqueles temporários sendo isso um indicador de liberação de espaço para novas vagas, porém já não é mais suficiente. Hoje o cemitério de Matão conta com aproximadamente 30 mil pessoas enterradas, inclusive com a criação de um novo espaço no ano de 2005, o qual não está mais sendo suficiente.


Cemitério Municipal de Matão

Com aproximadamente 30 mil pessoas enterradas, o cemitério de Matão é considerado um dos cemitérios mais bem conservados de nossa região. Arborizado, existe uma preocupação, principalmente dos familiares de manter a limpeza e a boa aparência dos túmulos o que o torna agradável e bem diferente de vários outros cemitérios públicos. A questão realmente vem a ser a falta de espaço, que já não está sendo suficiente para comportar toda a demanda o qual está submetido nos dias de hoje.

Para falar a verdade, já há vários anos que esse assunto preocupa a administração pública matonense, porém medidas paliativas (como ampliações e jazigos rotativos) foram sendo tomadas ao logo desse processo enquanto uma solução definitiva não fosse encontrada, solução essa que é um novo local para o cemitério municipal.


Novo Cemitério

A questão de um novo cemitério não é algo tão simples, pois enfrenta várias burocracias antes de ser totalmente implementada, sendo que vão desde questões ambientais e até mesmo sociais, como o fato de em nenhum bairro, ninguém querer um cemitério próximo à sua casa como um vizinho indesejado.
Existe uma área na própria Alameda da Saudade, em frente ao atual cemitério que estava sendo cogitada pela Prefeitura como a área propicia ao novo cemitério, que na prática seria apenas uma ampliação do atual. Essa área onde hoje localiza uma plantação de eucaliptos já foi totalmente descartada por ser próxima ao lençol freático, um terreno de desnível e principalmente por ser mais uma medida paliativa.
 A Prefeitura não está disposta a construir um novo Cemitério Municipal em uma área pequena (como aquela) onde teria capacidade para pelo menos mais 10 ou no máximo 15 anos de uso, sendo assim, apenas jogar o problema para mais pra frente. Ou passar a “dor de cabeça” para um governante futuro que se deparará com essa situação novamente, saindo assim à população prejudicada. A preocupação da administração de Matão é encontrar uma área com tamanho condizente ao atual Cemitério Municipal, onde esteja garantida essa situação para   pelo menos os próximos 100 anos e a população de Matão não tenha a necessidade de se preocupar com isso em pouco tempo. O intuito é que esse problema seja resolvido para várias outras gerações, sendo assim está sendo muito bem estudada essa “área ideal” na cidade que precisa contemplar fácil acesso aos moradores, respeito ao meio ambiente e tamanho suficiente para atender a demanda futura. O problema é que o tempo está apertado demais para isso e essa decisão correta precisa ser tomada de forma mais rápida possível.

Cemitérios Particulares

Uma situação que não ocorreu em Matão ao longo das décadas foi o interesse dos investidores na construção de cemitérios privados ou particulares. Empreendimentos como esses são comuns em várias cidades no Brasil e atendem principalmente a população com um poder aquisitivo maior, pelo fato de os cemitérios contarem com diferenciais (como cemitérios jardins, verticais, etc.).
Caso tivesse algum cemitério nesse estilo em nossa cidade, talvez hoje a situação não estaria tão desesperadora para a Prefeitura, pois o nosso único cemitério é municipal. Cemitérios particulares são sim uma alternativa viável, pois dividiria a demanda e ao mesmo tempo diminuiria pressão sobre o poder público para gerir essa necessidade. Caso isso acontecesse em Matão, esse espaço tão desejável que a Prefeitura necessita hoje se tornaria até mais fácil, visando que já existe também um outro cemitério na cidade.
A oportunidade para isso é garantida em Matão, principalmente nesse momento o qual o cemitério municipal conta com esse grande problema de espaço e falta para atender a sua demanda necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário