10 melhores indicações de filmes nacionais para ver em DVD


Na semana passada, o Blog Matão Hoje em Dia publicou uma lista com os 10 melhores filmes estrangeiros (não – americanos). Com certeza muitas produções feitas mundo afora podem competir de igual à igual com as produções de Hollywood, e em alguns casos são até melhores do que essas produções americanas, principalmente quando trata-se da história e da ambientação que nos deixa fora de ficarmos alienados à essa cultura americana.
Essa semana nós trazemos uma indicação de 10 grandes filmes nacionais para curtir em DVD. O cinema brasileiro ainda sofre uma série de dificuldades e como sabemos o patrocínio tanto de empresas privadas quanto de Governo ainda é de grande valia, mas depois de um período de “quase morte” que perdurou até o final dos anos 90, o cinema brasileiro renasceu e nos trouxe grandes produções nesses últimos anos.
O Blog Matão Hoje em Dia selecionou 10 produções nacionais que foram destaque aqui e também lá fora!


CHICO XAVIER 

GÊNERO:
DRAMA CENSURA: LIVRE

SINOPSE: Baseado no livro ''As Vidas de Chico Xavier'', do jornalista Marcel Souto Maior. O filme descreve a trajetória de Chico Xavier, que viveu 92 anos desenvolvendo atividade mediúnica e filantrópica. Vida conturbada, com lutas e amor. Para os admiradores mais fervorosos ele foi uma espécie de santo. Para os descrentes, no mínimo, um personagem intrigante.



O AUTO DA COMPADECIDA 

GÊNERO: COMÉDIA CENSURA: LIVRE

SINOPSE: As aventuras de João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos da pequena cidade em que vivem. Um filme inspirado na obra do escritor Ariano Suassuna.



MADAME SATà

GÊNERO:DRAMA CENSURA: 16 ANOS

SINOPSE: Rio de Janeiro, 1932. No bairro da Lapa vive encarcerado na prisão João Francisco (Lázaro Ramos), artista transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos. Após deixar o cárcere, João passa a viver com Laurita (Marcélia Cartaxo), prostituta e sua "esposa"; Firmina, a filha de Laurita; Tabu (Flávio Bauraqui), seu cúmplice; Renatinho (Felippe Marques), sem amante e também traidor; e ainda Amador (Emiliano Queiroz), dono do bar Danúbio Azul. É neste ambiente que João Francisco irá se transformar no mito Madame Satã, nome retirado do filme
Madame Satã
(1932), dirigido por Cecil B. deMille, que João Francisco viu e adorou.



BICHO DE SETE CABEÇAS 

GÊNERO:DRAMA CENSURA: 16 ANOS

SINOPSE: Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.



SE EU FOSSE VOCÊ 

GÊNERO: COMÉDIA CENSURA: LIVRE

SINOPSE: Cláudio (Tony Ramos) é um publicitário bem sucedido, dono de sua própria agência, que é casado com Helena (Glória Pires), uma professora de música que cuida de um coral infantil. Acostumados com a rotina do dia-a-dia e do casamento de tantos anos, eles volta e meia têm uma discussão. Um dia eles têm uma briga maior do que o normal, que faz com que algo inexplicável aconteça: eles trocam de corpos. Apavorados, Cláudio e Helena tentam aparentar normalidade até que consigam revertar a situação. Porém para tanto eles terão que assumir por completo a vida do outro.




DOIS FILHOS DE FRANCISCO 

GÊNERO: DRAMA CENSURA: LIVRE

SINOPSE: Francisco Camargo (Ângelo Antônio) é um lavrador do interior de Goiás que tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. Ele inicialmente deposita sua esperança no mais velho, Mirosmar (Dablio Moreira), e resolve lhe dar um acordeão quando completa 11 anos. Mirosmar e seu irmão Emival (Marco Henrique), que toca violão, se apresentam com sucesso nas festas da vila onde moram, mas devido a perda da propriedade onde moravam nos anos 70 toda a família é obrigada a se mudar para Goiânia. Mirosmar e Emival começam então a tocar na rodoviária local, na intenção de conseguir algum dinheiro para ajudar em casa. Lá eles conhecem Miranda (José Dumont), empresário de duplas caipiras, que viaja com eles por mais de 4 meses. Os irmãos novamente fazem sucesso e chegam até mesmo a cantar para 6 mil pessoas em um show no interior do país, mas um acidente encerra prematuramente a carreira da dupla. Após quase desistir da carreira artística Mirosmar decide voltar a cantar, agora usando o nome artístico de Zezé di Camargo (Márcio Kieling). Ele grava um disco solo, mas não obtém sucesso. Já casado e com duas filhas pequenas, Zezé tem dificuldades em sustentar a família e o máximo que consegue é que outras duplas cantem composições suas. É quando ele encontra em seu irmão Welson (Thiago Mendonça), que passa a usar o nome artístico de Luciano, o parceiro ideal para levar adiante sua carreira musical.



CARANDIRU 

GÊNERO:DRAMA CENSURA:16 ANOS

SINOPSE: Um médico (Luiz Carlos Vasconcelos) se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade atrás das grades, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.



CIDADE DE DEUS 

GÊNERO: DRAMA CENSURA: 16 ANOS

SINOPSE: Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.



TROPA DE ELITE 

GÊNERO:AÇÃO CENSURA:16 ANOS

SINOPSE: 1997. O dia-a-dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam.




CENTRAL DO BRASIL 

GÊNERO:DRAMA CENSURA:LIVRE

SINOPSE: Dora (Fernanda Montenegro) que escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, ajuda menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste. Um drama e aventura emocionante que conquistou a indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro



Vale lembrar que essas são apenas algumas sugestões do Blog e a ordem é apenas para fim de organização. Os gostos dos leitores podem variar e sabemos de inúmeras outras produções brasileiras que valem a pena estar aqui, o qual poderemos postar mais à frente com a ajuda de vocês.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu...cadê "A Maquina", "O homem do ano", "Estomago", "O cheiro do ralo" e afins???? Você mostrou filmes populares, não filmes bons, surpresa você não ter colocado "Tropa de elite" aí! =(

Felipe Abrunhosa disse...

Cara ta faltando "Abril Despedaçado", grande filme, um dos meus prediletos.

Postar um comentário