Estava passando pelo
blog da Dárcy vera, prefeita de Ribeirão Preto, e reparei que havia uma post que dizia que o Prefeito de Uberaba, Anderson Adalto, tinha lhe ligado para anunciar algo bre um Trem Bala para a região assim como o que vai interligar Campinas- São Paulo - Rio de Janeiro, esse assunto tinha sido tratado quando houve uma reunião com a presença da prefeita de Ribeirão, o de Uberaba e o de Uberlândia no qual discutiram a união destes municípios para que através do PAC 2 que foi anunciada em Brásilia no último dia 29/03 seja implantada uma linha de TAV - Trem de alta velocidade na qual interliga interior paulista até a capital federal do Brasil.
Se isso acontecer a maior beneficiada seria a cidade de Ribeirão Preto e consequentemente nós que estamos perto e fazemos parte da região do interior paulista com maior PIB de todas outras, isso sem incluir a região metropolitana é claro, e sem falar em Matão que através de dados levantado pelo IBGE temos o maior PIB da nossa microregião.
No início como diz a prefeita aidéia pareceu um pouco maluca, mas que agora tem efeito. "Isso deve ser para os próximo 10 anos, mas o futuro começa aqui" disse a Prefeita Darcy Vera em seu blog.
Veja o Mapa:
Como será o primeiro trem-bala brasileiro?
Movido a energia elétrica, ele poderá ter um traçado com 518 quilômetros e fazer a viagem entre Rio de Janeiro e São Paulo em cerca de uma hora e meia. Nome oficial ele até já tem: Trem de Alta Velocidade (TAV), mas falta o governo federal fechar seu projeto definitivo, o que pode ocorrer agora em abril.
Depois, ainda é preciso abrir uma licitação para escolher as construtoras que farão a obra e muita paciência para vê-lo finalmente correndo pelos trilhos. Na melhor das hipóteses, uma pequena parte do trajeto entrará em operação apenas em 2014. Com base em alguns detalhes divulgados pelo governo e de projetos já estudados pelo Ministério dos Transportes, dá para ter uma ideia de como o nosso trem-bala poderá ser.
VAI ENTRAR NOS TRILHOS?
Trajeto deve ter sete estações e custo de 11 bilhões de dólares.
ESCALAS PREVISTAS
Pelos planos do governo, o trem-bala iria de Campinas ao Rio de Janeiro, num trajeto total de 518 km. Entre o ponto final e o inicial a ideia é passar por cinco paradas em cidades estratégicas, a principal delas, claro, em São Paulo.
POR QUE É RÁPIDO?
Movido a energia elétrica, o trem-bala é uma variação sofisticada dos trens comuns que já circulam no país. O que o ajuda a ser mais veloz é principalmente o traçado especial (mais reto, com curvas mais abertas) e o menor número de paradas.
PONTES E TÚNEIS
Para o trem-bala ser rápido, ele precisa de um traçado o mais reto possível. E para conseguir isso é bem provável que haja muitos túneis e pontes. Um dos projetos já estudados previa que 26% do trajeto seria feito em viadutos ou pontes e 33% em túneis!
SUBESTAÇÕES ELÉTRICAS
A energia elétrica necessária para alimentar a linha do trem viria de subestações elétricas espalhadas ao longo de todo o trajeto. Alguns projetos falam em pelo menos 11 subestações. Além delas, seria preciso uma rede de cabos de alta tensão suspensos.
CUSTO DA OBRA
A previsão oficial do governo é que o trem-bala custe 11 bilhões de dólares, ou cerca de 25 bilhões de reais! Para ter uma ideia, isso é equivalente ao PIB anual do Mato Grosso do Sul, ou seja, tudo o que o estado produz de bens e serviços em um ano.
27 bilhões de dólares: Usina Hidrelétrica de Itaipu
11 bilhões de dólares: trem-bala
2,1 bilhões de dólares: 12,8 KM de metrô em SP
VELOCIDADE MÉDIA
Ainda estão sendo estudados modelos de trem-bala de vários países. O japonês N700, um dos mais modernos em operação, tem média de velocidade de 270 km/h. Mas os planos do governo são ambiciosos: fala-se em pelo menos 285 km/h de média!
VAGÕES E PASSAGEIROS
Tudo vai depender do tipo de trem escolhido pelo governo. Mas, tomando como exemplo o modelo japonês N700, cada trem seria capaz de levar 546 passageiros em oito vagões, três vezes a capacidade do avião mais usado no Brasil.
PREÇO DA PASSAGEM
Por enquanto, só dá para estimar usando um projeto – da empresa Italplan – aprovado pelo Ministério dos Transportes em 2004, mas depois deixado de lado. Por esse projeto, a passagem sairia por 120 reais.
Fontes:
Diário do rio
e
Blog da Dárcy Vera
Nenhum comentário:
Postar um comentário