Quem estava pensando em fazer o novo curso superior que abriu em Matão de Tecnologia em Biocombustível, tem que se apressar, terminam hoje as inscrições sem isenção de matrícula para quem quer fazer o vestibular e ingressar nesse novo e promissor curso que o IFSP está oferecendo em Matão, que será o primeiro da área no Brasil, totalmente gratuito!
O IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, antigo CEFET liberou várias vagas em diversas áreas em todo estado,
confira aqui
as cidades/campus com seus respectivos cursos, sendo 40 vagas para a cidade de Matão.
Mas se você não sabe se vai ser uma boa ou não ser um Tecnólogo em Biocombustíveis, o blog Matão explica para você quais as vantagens atualmente em ser um profissional desta área que hoje no Brasil está em grande expansão e faltarão profissionais habilitados.
O que são BIOCOMBUSTÍVEIS?
Os biocombustíveis são fontes de energias renováveis, derivados de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, plantas oleaginosas, biomassa florestal e outras fontes de matéria orgânica, tanto animal quanto vegetal. Também podem ser obtidos a partir de resíduos da atividade humana como aterros sanitários e esgoto, resíduos industriais e resíduos da atividade agropecuária, por exemplo.
Ou seja se você pensou que só teria campo para áreas que cultivam cana-de-açúcar como aqui na região estava enganado, o profissional poderá atuar nas mais diversas regiões do país.
Particularmente no Estado do Paraná onde há grande atividade agropecuária, existe grande potencial para a produção de Biocombustíveis.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho ainda está em desenvolvimento, porém em franca expansão no Brasil.O profissional poderá atuar em empresas de diversos ramos de atividade: seja em produtoras de matéria-prima para produção de biocombustíveis ou nas indústrias capazes de produzir biocombustíveis. Outros locais de atuação são Institutos de pesquisa, laboratórios e universidades.
Curiosidades
O tecnólogo em Biocombustíveis deve ser dono das seguintes habilidades:
- Compreender a dinâmica das cadeias produtivas dos diferentes biocombustíveis;
- Conhecer as diversas matérias primas com potencial de utilização na fabricação do produto;
- Compreendendo os impactos gerados pela produção de biocombustíveis sobre a economia e a sociedade;
- Desenvolver novas tecnologias de fabricação de biocombustíveis;
- Prevenir acidentes de trabalho na cadeia produtiva;
- Prever e minimizar o impacto ambiental relacionado às cadeias produtivas dos diferentes biocombustíveis;
- Conhecer e atender à legislação relacionada à produção de biocombustíveis.
Fonte: IFSP
Nenhum comentário:
Postar um comentário