Hoje, dia 2 de abril comemora-se o Dia Mundial do Livro e da Literatura Infantil e ao mesmo tempo comemora-se também o 205º aniversário de nascimento do dinamarquês Hans Christian Andersen que é nada menos que um gênio, criador de algumas das mais importantes histórias infantis já lidas com certeza por todos nós e famosas mundialmente.
O Blog Matão Hoje em Dia presta então uma homenagem a Christian Andersen contando um pouco de sua vida e também de suas maravilhosas histórias
Hans Christian Andersen
Poeta e escritor de histórias infantis Andersen nasceu em Odense na Dinamarca no dia 2 de abril de 1805, filho de sapateiro e de família pobre teve dificuldade para ser educado. Toda sua família vivia em apenas um quarto e tinha que trabalhar para ajudar no sustento de todos. Porém sua genialidade praticamente autodidata fez com que Andersen ainda na adolescência começasse a escrever alguns contos como “Criança Moribunda”.
Em 1828, foi admitido na Universidade de Copenhague. Em 1829, quando os seus amigos já consideravam que nada de bom resultaria da sua excentricidade, obteve considerável sucesso com Um passeio desde o canal de Holmen até à ponta leste da ilha de Amager, e acabou por alcançar reconhecimento internacional em 1835, quando lançou o romance O Improvisador, na sequência de viagens que o tinham levado a Roma, depois de passar por vários países da Europa.
Contudo, apesar de ter escrito diversos romances adultos, livros de poesia e relatos de viagens, foram os contos de fadas que tornaram Hans Christian Andersen famoso. Especialmente pelo fato de que, até então, eram muito raros livros voltados especificamente para crianças
.Ele foi segundo estudiosos, a "primeira voz autenticamente romântica a contar histórias para as crianças" e buscava sempre passar padrões de comportamento que deveriam ser adotados pela nova sociedade que se organizava, inclusive apontando os confrontos entre "poderosos" e "desprotegidos", "fortes" e "fracos", "exploradores" e "explorados". Ele também pretendia demonstrar a idéia de que todos os homens deveriam ter direitos iguais.
Entre 1835 e 1842, Andersen lançou seis volumes de Contos, livros com histórias infantis traduzidos para diversos idiomas. Ele continuou escrevendo seus contos infantis até 1872, chegando à marca de 156 histórias. No começo, escrevia contos baseados na tradição popular, especialmente no que ele ouvia durante a infância, mas depois desenvolveu histórias no mundo das fadas ou que traziam elementos da natureza.
A Pequena Sereia, O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, entre outros.
Quem de nós quando criança ou até mesmo depois de adulto não gostamos das histórias da Pequena Sereia, O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo dentre tantas outras que Andersen criou?
Realmente são histórias fantásticas e fascinantes que nos faz lembrar de como é bom ser criança e nos faz viajar por essas fábulas cheias de magia, aventura, emoção. Pois é, e tudo isso foi escrito há quase 200 anos por esse gênio chamado Hans Christian Andersen que hoje completa 205 anos de seu nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário