Os mistérios da água e seus benefícios

 Hoje é o dia mundial de nosso bem natural mais precioso: a água! Nesse dia 22 de março, comemoramos o Dia Mundial da Água e no Blog Matão Hoje em Dia trouxe para você mulher algumas dicas sobre consumir esse liquido que é sem dúvida alguma sagrado e devemos sim lutar para preservá-lo, para que nunca falte água em nossas casas, em nossa cidade, em nossos rios e também em nossos copos.

Todos nós sabemos sem dúvida que consumir água é mais que benéfico ao corpo humano, mas nesse post vamos falar sobre algumas verdades mitos à respeito desse consumo. A água ajuda a emagrecer e desempenha papel fundamental em quase todas as funções de nosso corpo, como metabolismo, digestão, circulação, etc.
Vamos então conhecer algumas doenças que o consumo de água ajuda a combater:


• Cancro
Uma ingestão insuficiente de água aumenta o risco de padecer de cancro da bexiga e do cólon porque fomenta a concentração de substâncias tóxicas nestes órgãos. Uma ingestão adequada de água reduz o risco.
• Infecções
Beber entre cinco a oito copos de água por dia reduz a produção de pedras nos rins e as infecções urinárias. Para além disso, mantém as mucosas do sistema respiratório convenientemente hidratadas, e diminui o risco de infecções virais como a gripe. A água também ajuda a limitar a incidência de ataques de asma.
Gengivites e outras doenças da boca
A saliva, que contém substâncias antibacterianas, diminui se não bebermos água. Isto favorece a presença de bactérias que provocam gengivites, cáries e outras doenças da boca.



A água ajuda a emagrecer?

Regula o metabolismo das gorduras.Uma ingestão insuficiente de água faz com que os depósitos de gordura do nosso corpo aumentem, devido a um funcionamento incorrecto do fígado, responsável por metabolizar as gorduras e convertê-las numa fonte de energia para o organismo.

Todos os alimentos ricos em água como as frutas, legumes e verduras, ajudam no funcionamento dos rins, que acabam com líquidos retidos no corpo com mais eficiência. Vale lembrar, também, que as hortaliças e frutas possuem fibras que ajudam na digestão e assim, há um gasto calórico maior. A água pode ser a sua grande aliada, se tomada e ingerida correctamente.


Dá volume e saciedade
O controle da ingestão de alimentos pode ser feito de duas formas: pelo sistema nervoso (sensação de fome) e pelo sistema digestivo (saciedade). Assim, a ingestão de água ao longo do dia, e principalmente antes das refeições, mantém o estômago relativamente preenchido, diminuindo a “fome”.

Evita a retenção de líquidos
Quando o corpo recebe pouca água interpreta-o como uma ameaça para a sua sobrevivência e compensa essa carência retendo líquidos. Para o evitar, basta fornecer-lhe toda a água de que precisa.


Como saber que quantidade tomar?
Varia de pessoa para pessoa em função da idade, do sexo, da actividade, do estado de saúde, da alimentação e até mesmo do clima. Por isso, a forma mais prática de sabermos se ingerimos a água de que necessitamos (não só no seu estado puro, mas também através dos alimentos) consiste em observar a cor e o cheiro da urina (que deve ser clara e inodora) e a frequência com que vamos à casa de banho urinar, que deve ser, no mínimo, quatro vezes por dia.
Se bebermos mais do que necessitamos, o organismo fará automaticamente o seu equilíbrio interno, eliminando a água em excesso pela urina. De nada adianta bebê-la em excesso.


A água pode engordar?
Não. A água simples não tem qualquer caloria por isso não engorda!


Engorda beber água durante as refeições?
Não, mas pode fazer com que….
Os líquidos durante a refeição atrasam o processo digestivo, assim como podem causar gases e flatulência.
Como os líquidos saem do estômago mais rapidamente que os alimentos, podem causar aquela sensação de “vazio” o que leva muitas vezes a termos fome passado pouco tempo da refeição, um factor que pode leva-la a aumentar de peso. Procure beber água fora das refeições para que tal não aconteça, de preferência 30 m antes e depois das refeições.
Combinação de Água e fibras elimina toxinas
Quando o intestino não funciona correctamente, o nosso organismo vai dando sinais de que algo está mal, a começar pela nossa pele. A combinação adequada de fibras e água auxilia na movimentação do bolo fecal, activando também o funcionamento adequado dos rins e da bexiga, e consequentemente na eliminação de toxinas.
Além de auxiliar em dietas de emagrecimento e nos tratamentos de celulite, essa combinação diária é capaz de evitar que certas toxinas se transformem em erupções dermatológicas indesejáveis tais como acne, furúnculos, entre outros problemas. Nove entre dez modelos ou mulheres famosas incluem vários copos de água e alimentos fibrosos na sua lista de cuidados estéticos. É um segredo de beleza que todos nós podemos ter acesso..


Beber água em jejum emagrece?
Não! A água por si só não pode destruir ou diminuir as células de gordura.
Agora se começar o dia com um copo de água morna com limão aí sim será uma ajuda. Beba pelo menos litro e meio de água natural, fora das refeições.

Água da torneira ou engarrafada?
Ambas! É aconselhável variar, como fazemos com os alimentos, pois a composição da engarrafada difere da que é distribuída pela rede pública, o que pode ser benéfico para a nossa saúde.

Essas foram então algumas dicas que o Blog Matão Hoje em Dia trouxe nesse Dia Mundial da Água, visando o consumo desse bem precioso, que deve ser feito com consciência de todo para que possamos sempre preservá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário