A centenária de Matão e seu pioneirismo

O Blog Matão Hoje em Dia presta uma homenagem às indústrias da cidade de Matão que tanto contribuíram para o seu crescimento e desenvolvimento, fazendo com que hoje tenhamos o maior PIB da região e uma das cidades que mais geram empregos no Estado de São Paulo (mesmo em momentos de crise como no ano de 2009).
Hoje a nossa homenageada será o Grupo Bambozzi, empresa de soldas e equipamentos elétricos genuinamente brasileira e matonense que nesse ano de 2010 completa 100 anos. Vale lembrar que a Bambozzi nasceu da força de vontade e do espírito empreendedor de imigrantes que chegavam em nossa cidade que acreditavam no futuro e no desenvolvimento que viria por essas terras.

HISTORIA DA BAMBOZZI

No dia 15 de junho de 1910 os irmãos Bambozzi (Basílio e Ferdinando) iniciaram a primeira oficina de reparos de carroças, carroções e implementos básicos para a agricultura em Matão, foi aí o início de uma grande empresa de sucesso que viria alguns anos mais tarde. Em 1920 a oficina foi transferida da zona rural para a área urbana do município estabelecendo então a B. Bambozzi & Irmãos, sendo esse o marco inicial da industrialização de nossa cidade. Devemos ressaltar que nessa época o Brasil era um país de uma economia extremamente rural (baseada principalmente no café) e a reduzida industrialização existia em alguns redutos como na capital, São Paulo, e em poucas outras cidades que já se mostravam para essa vocação...

Em 1928 a Bambozzi passou a fabricar implementos e máquinas de benefícios de cereais e logo depois passou a se chamar Fábricas de Aparelhos Elétricos Bambozzi Ltda., incluindo a fabricação de sorveteiras, geladeiras, balcões frigoríficos e geradores elétricos, passando então a marca Bambozzi a ganhar destaque nos cenários regional e nacional.

No auge da Segunda Guerra Mundial, a Bambozzi já era de fato conhecida e devido à proibição da fabricação de produtos com gás sulfuroso (geladeiras) a empresa teve de se reinventar e diversificar seus produtos, chegando então à primeira máquina de soldar de toda a América Latina. A empresa a partir daí tornou-se ícone nacional de pesquisa e tecnologia mesmo com os tempos difíceis de período pós-guerra.
Em 1956 mais um grande passo foi dado pelos pioneiros Irmãos Bambozzi. A fábrica foi instalada em um barracão espaçoso de 800.000 m2 onde até hoje funciona a sua produção industrial e a conquista no espaço físico desencadeou outras como a indústria se tornar líder absoluta no setor de soldas.
Entre os anos 60, 70 e 80 a empresa mais uma vez se destacava por suas iniciativas socialmente sustentáveis com vários projetos nesse sentido, desde aquela época quando essa ainda não era uma das maiores preocupações nem da sociedade, muito menos das indústrias. Por exemplo, a Bambozzi já fazia o reflorestamento de suas fazendas no Estado do Mato Grosso.
Na década de 90 a Bambozzi esteve presente em mais uma grande obra de importância nacional, o Gasoduto Brasil-Bolívia que contou com os equipamentos e os serviços de solda da empresa matonense.
Não deixando de se inovar, no ano de 2004 a Bambozzi recria sua logomarca, a deixando mais moderna. E mais uma vez a Bambozzi está lá. No ano de 2007 a marca Bambozzi esteve presente na construção e nas obras dos complexos esportivos que foram sedes dos Jogos Pan – Americanos do Rio de Janeiro.


NÃO SE FAZ 100 ANOS SEM PESSOAS – BAMBOZZI HOJE
Aprendendo com o passado e valorizando seus funcionários e nossa cidade que a Bambozzi se desponta hoje como uma das mais importantes indústrias matonenses e sem dúvida referência e seu setor.
Exportando para diversos países em todos os continentes, aprimorando tecnologias e com uma política de colaboração com o meio – ambiente que a empresa Bambozzi chega aos seus 100 anos. E realmente o slogan “NÃO SE FAZ 100 ANOS SEM PESSOAS” que muitas conquistas virão para o Grupo Bambozzi e para a nossa cidade!

EXEMPLO DE CIDADANIA: BAMBOZZI RECEBE O GRUPO AÇÃO JOVEM

O Grupo Bambozzi recebeu um grupo de adolescentes e assistentes sociais do Programa ‘Ação Jovem’ na segunda-feira (21). A visita marcou a abertura das atividades que a empresa fará até as festividades do seu centenário, que acontecerá no dia 15 de junho de 2010. O ‘Ação Jovem’ é desenvolvido por uma parceria do Governo do Estado de São Paulo com a Secretaria Municipal de Assistência e Bem Estar Social. Em Matão, envolve 50 adolescentes.
“A Bambozzi sempre esteve de portas abertas a juventude. Temos muito o que mostrar, o que ensinar. A Bambozzi é uma lição de vida aos jovens”, cita Marcos Pavarina, gerente de Marketing, que recepcionou o grupo visitante juntamente com Bruno Bambozzi Filho (presidente do Conselho), Maycon Pires (Planejamento e Controle de Produção), Antonio Carlos Manzi (supervisor em Segurança de Trabalho) e Marcelo Luiz Marques (técnico em Segurança).

Um comentário:

Anônimo disse...

PARABEMS,BAMBOZZI,Á SEUS PROPRIETARIOS .FUNCIONARIOS e COLABORADORES,CONTINUE SENDO O ORGULHO DE NOSSA QUERIDA MATÂO !!!!!!!!!!!!!!!;

Postar um comentário