O acesso à internet e o uso de computadores para executar desde as mais simples até as mais complexas atividades do dia-a-dia é uma realidade cada vez mais constante. Hoje em dia para estar bem inserido na sociedade e principalmente no mercado de trabalho já não basta apenas saber ler, escrever ou aprender outras línguas, quem não tem conhecimentos (o básico que seja) de informática é considerado um analfabeto digital.
Os chamados “analfabetos digitais” apresentam muita dificuldade para conquistar um emprego melhor e se no caso for um jovem, essa situação acaba sendo pior ainda. Porém em meio a isso muitas pessoas, principalmente carentes não tem condições financeiras para adquirir um computador e pagar pelo seu acesso à internet, seja de forma discada ou banda larga. No Brasil consumir esses itens é realmente caro.
CID no São José |
Em Matão, a prefeitura está dando um passo adiante para de fato socializar o direito de todo mundo aprender as ferramentas digitais, ter acesso à internet e deixar de ser um analfabeto digital. Será inaugurado nesta sexta-feira (26/03) o segundo CID (Centro de Inclusão Digital) dessa vez no CAJU (Centro de Atendimento à Juventude). O primeiro já está em funcionamento na Biblioteca Municipal, no centro e outros dois serão entregues em breve. Um no Jd. São José e outro no Nova Cidade.
Às vezes pode parecer algo não muito significativo para boa parte das pessoas que têm computador com acesso à internet em suas residências, mas imagina para aquela criança, jovem ou adulto que vive fora dessa realidade por falta de condições, um centro onde ele pode ter essa inclusão? Realmente é algo digno de muita honra essa iniciativa por parte do poder público municipal.
A maior parte das empresas hoje anunciam suas vagas de trabalho justamente via internet e esse é um dos critérios já para selecionar aqueles que tem acesso e sabem utilizar essa ferramenta e não pode uma parte da população ficar fora disso, justamente aqueles que já tem maiores dificuldades para conseguir trabalho, por vários fatores como escolaridade, experiência, mas a falta de inclusão digital não pode ser mais um e é esse o objetivo do CID.
As crianças e os jovens também são públicos alvos dos CIDs, pois nos dias atuais que criança não sabe sobre computador e até a linguagem digital? Mas existem aquelas que infelizmente estão à margem de tudo isso e que se não for com programas como esses, podem às vezes demorar muito tempo para se inserirem nessa nova realidade, ficamos fadadas ao atraso em relação a outros cidadãos da mesma faixa etária que podem ter esse diferencial e disputar futuramente, por exemplo, com mais vantagens uma vaga de trabalho ou até mesmo se sair melhor em seus estudos.
Os CIDs são sem dúvida uma iniciativa prática de diminuir os abismos sociais que existe em todos os lugares do Brasil, inclusive em nossa cidade, mas que por muitos anos e até hoje em muitos lugares nunca se foi pensado muito nisso e em formas objetivas de resolvê-las. Não é exagero afirmar que a exclusão digital automaticamente gera a exclusão social e vice-versa. Sendo assim, essa é sem dúvida uma forma de tentar diminuir essa exclusão “sócio-digital”.
Acesso a jornais, livros e todo tipo de informação, por exemplo, as que vêm do Blog Matão Hoje em dia são alguns tipo de conteúdo encontrados na internet, e que pode inclusive diminuir a violência, aumentando a educação de pessoas que talvez não tivessem muitas perspectivas nesse sentido. Essa é certamente mais uma vantagem que os CIDs inaugurados em Matão irão proporcionar a nossos cidadão.
Sendo assim, o Blog Matão Hoje em Dia que é um portal totalmente digital apóia e parabeniza a Prefeitura Municipal de Matão por essa iniciativa, que muitos outros Centros de Inclusão Digital sejam inaugurados em nossa cidade e que a população abrace essa ideia, esse projeto. Freqüentando, pesquisando, aprendendo e é lógico também acessando nosso Blog, estaremos muito orgulhosos, casos tenhamos novos leitores que chegaram até nós através do Centro de Inclusão Digital.
Inauguração do CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL - Unidade CAJU
26 de Março, sexta feira - 19:30
Rua João Cecheto, 150 - Vila Cardim (ao lado do CAJU)
Nenhum comentário:
Postar um comentário