O Blog Matão Hoje em Dia em mais uma homenagem nesse Dia Internacional da Mulher orgulhosamente apresenta um pouquinho sobre cinco mulheres que merecem nosso respeito pela luta incessante por uma sociedade mais justa, mais fraterna e que todos nós sejamos mulheres e também homens devemos perseguir todos os dias, em nossas atitudes em nossos desafios. Fazer o bem e sempre lutar em favor dele, em favor da ajuda dos demais e principalmente dos mais desamparados.
E para finalizar divulgaremos um vídeo chamado “A Rosa”, uma linda canção em homenagem às mulheres com a voz da cantora Marisa Monte!
Clique em "Leia Mais" e conheça um pouco mais sobre essas grandes mulheres
ZILDA ARNS
Nossa primeira homenageada é a médica pediatra Zilda Arns, que nasceu na pequena cidade de Forquilhinha – SC no dia 25 de agosto de 1934.
Com espírito amoroso e de caridade, no ano de 1983 Zilda criou em Curitiba a Pastoral da Criança, instituição ligada à Igreja Católica como o objetivo de diminuir a mortalidade infantil, a desnutrição, a desigualdade e propor melhores condições de vida e educação e um países onde muitas vezes as crianças que deveriam ser as mais lembradas são as mais esquecidas.
Em 27 anos, a Pastoral da criança acompanhou e melhorou a vida de quase 2 milhões de crianças em 4080 municípios brasileiros a qual está presente. Esse foi o legado de Zilda Arns que recebeu mais de 25 prêmios nacionais e internacionais.
Zilda Arns faleceu há poucos mais de dois meses, no dia 12 de janeiro de 2010 quando fazia uma palestra na capital de Haiti, Porto Príncipe que foi sacudida por um forte terremoto naquela data, mas o legado de solidariedade, humildade e amor pelas crianças por Zilda Arns ficarão eternizados e servirá de exemplo por muitas outras mulheres.
MADRE TERESA DE CALCUTÁ
Agnes Guaxa Bojaxhiu mais conhecida como Madre Teresa de Calcutá foi uma missionária católica nascida na Macedônia no dia 26 de agosto de 1910 e que entregou sua vida em serviço dos outros.
No ano de 1946, Madre Teresa muda-se para a Índia passando a viver na cidade de Calcutá mergulhada na pobreza, onde pessoas vivem com doenças e convivem com a enorme desigualdade social, ainda mais em um período quando a Índia ainda convivia com a dominação européia.
Leprosos, idosos, cegos, doentes e pessoas com HIV eram os que mais recebiam apoio de sua caridade que durou mais de 50 anos. Um de seus pensamentos era o seguinte: “Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso”.
Madre Teresa de Calcutá faleceu no dia 5 de setembro de 1997 e foi beatifica no dia 19 de outubro de 2003 com a ocorrência de um milagre o qual uma indiana teria sido curada de um tumor no ovário após tocar em uma medalha de Madre Teresa.
MARIA DA PENHA
Maria da Penha Maia Fernandes é uma brasileira, bio-farmacêutica que vive na cidade de Fortaleza e lutou contra a violência doméstica sofrida por milhões de mulheres no Brasil e no mundo. É líder na defesa do direito das mulheres, principalmente as que são agredidas por seus companheiros em seus lares.
Na sua história, Maria da Penha era agredida por seu ex-marido o professor universitário colombiano o qual tentou matá-la por duas vezes. Na primeira vez atirou nela forjando um assalto e na segunda tentou eletrocuta-la, Maria ficou então paraplégica após sofrer essas agressões.
No ano de 1992 seu agressor foi condenado a 8 anos de prisão e Maria começou sua luta a favor de medidas mais duras contra os agressores domésticos de mulheres. Sua história tomou dimensões internacionais e chegou até à Organização dos Estados Americanos (OEA).
No dia 7 de agosto de 2006 foi então sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a lei Maria da Penha que aumenta o rigor contra os agressores de mulheres brasileiras. Realmente um grande passo dado por uma mulher que sofreu os horrores da violência e fez disso um sinônimo de luta para acabar em nosso país à violência contra nossas mulheres.
RUTH CARDOSO
Ruth Correia Leite Cardoso nasceu no dia 19 de setembro de 1930 na cidade de Araraquara no interior paulista. Doutora em Ciências Sociais e Antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Ruth era casada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso desde o ano de 1953
.Seu legado foi em favor do combate à pobreza e exclusão social no Brasil, criando durante o mandato de seu marido a Comunidade Solidária, instituição voltada para a erradicação da pobreza dentro de uma perspectiva emancipatória, ou seja, todo cidadão o qual lhe é dado oportunidade pode dar um novo rumo à vida e livrar-se da pobreza.
Ruth faleceu em São Paulo no dia 24 de junho de 2008
.OLGA BENÁRIO
Olga Benário Prestes nasceu em Munique na Alemanha no dia 12 de fevereiro de 1908, sendo uma militante comunista de origem judaica que lutava contra o regime nazista que dominava a Europa durante a sua juventude.
Olga tinha uma forte militância anti-nazista e a favor de uma sociedade socialista. Chegou ao Brasil durante a década de 30 quando conheceu o também militante comunista Luís Carlos Prestes a qual veio se casar.
No Brasil lutou contra o regime autoritário de Getúlio Vargas e participou da criação da Intentona Comunista e da Comuna Prestes, movimentos de tentativa de criar uma sociedade comunista no Brasil.
Foi presa e deportada para a Alemanha pelo governo Vargas onde foi levada a um campo de concentração na cidade de Bernburg onde trabalha sob regime escravo antes de ser executada no dia 23 de abril de 1942 ainda durante o regime nazista.
E agora um vídeo maravilhoso que o Blog Matão Hoje em Dia trás em homenagem a todas as grandes mulheres matonenses e de todo nosso Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário