Dados da dengue de Matão e Região que assustam

O Blog Matão Hoje em Dia já tratou de um assunto que é muito importante para a nossa cidade e principalmente para a nossa saúde: A DENGUE! Todos nós sabemos o quão perigosa é essa doença que pode até levar à morte e ao mesmo tempo a forma de contaminação é praticamente invisível, basta estar no mesmo local que um mosquito Aedes Aegypt contaminado e ser picado por esse inseto.
Isso nos faz pensar então na prevenção, que é falada muitas vezes o qual não podemos deixar que a proliferação dos mosquitos aconteça, evitando o acumulo de água limpa em pratos de vasos, pneus, lixo, calhas e até em uma tampinha de garrafa.
Matão, podemos dizer que está em uma situação privilegiada em relação a outras cidades da região, nossas cidades vizinhas que sofrem verdadeiras epidemias. Porém, em relação ao nosso último post quando a cidade tinha apenas um caso confirmado, nossa situação piorou, já estamos com 21 casos confirmados em nossa cidade e 65 suspeitos aguardando resultado de exames.




Como foi dito se compararmos às cidades próximas o número de casos em Matão ainda é considerado baixo, pois Araraquara conta com 90 casos, Taquaritinga com 417 casos confirmados, Jaboticabal (que é praticamente do mesmo tamanho que Matão) 1.209 casos confirmados, Ribeirão Preto já passa dos 2.500 casos e São José do Rio Preto está chegando aos 7.000 casos. Realmente uma explosão de descuido por parte tanto da população quanto do poder público dessas cidades, pois isso mostra que casos de dengue têm uma ligação direta com o cuidado que as prefeituras dão a eles e sua prevenção, com campanhas, trabalho de agentes epidemiológicos, nebulização, etc. e ao mesmo tempo também a conscientização da população.


Uma das características da cidade de Matão foi que o trabalho da Prefeitura iniciou logo no começo do período das chuvas e do calor, com fiscalização, conscientização, recolhimento de entulhos e ao mesmo tempo a população também está fazendo a sua parte, mas como sabemos, não podemos descuidar e deixar que esses casos que já apareceram aumentem ainda mais.
Por isso, mais uma vez valem as dicas de não deixar água parada, não fechar suas casas para os agentes municipais de saúde, conversar com vizinhos e amigos sobre o assunto e sempre lembrar que a saúde e até mesmo a imagem de nossa cidade é sempre muito mais importante, não podemos que esse mal que aflige tantos lugares possa também acontecer por aqui com uma epidemia séria.

“Sobe para 21 os casos de dengue em Matão (Vários bairros da cidade têm casos confirmados; ao todo 65 suspeitos - Fonte: Saiba Já.)”.
“Os bairros onde os casos foram registrados são a Vila Pereira (2), São José (1), Vila Maria (2), Jardim do Bosque (4), Jd. Popular (2), Centro (2), Vila Cardim (4), Jd. Esperança (2), Parque Aliança (1) e Santa Rosa (1). Ainda há 65 casos suspeitos a espera de resultados. De acordo com o diretor de departamento de Controle de Vetores, Beto Trevizanelli, a média de confirmação está em torno de 50%.”

Fonte: Saiba Já

Isso é um exemplo claro de que não podemos nos descuidar e deixar que esse índice aumente. Vale lembrar também que o vírus da dengue Tipo 1 está de volta ao Brasil e quanto mais tipos diferentes de vírus (que são 4) circulando, maiores as chances de se contrair a dengue hemorrágica, forma da doença muito mais agressiva e que aumenta consideravelmente as chances de ser fatal. Uma pessoa ao contrair um determinado tipo de vírus da dengue, caso contraia novamente o mesmo tipo pode nem a vir manifestar a doença ou então de forma mais branda, justamente por já ter anticorpos para aquele tipo de vírus, mas caso contraia de algum dos outros 3 tipos diferentes ocorre a dengue hemorrágica que pode ser muito perigosa para a sua vida.
Por isso a prevenção é sempre o melhor remédio e não podemos deixar água parada de forma alguma! Vamos cuidar da nossa saúde e de nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário