CENSO 2010: CHEGOU A HORA DE CONHECER A REALIDADE MATONENSE


Em 2010, O Brasil passa por mais um desafio! Na verdade é um grande desafio, mas também uma grande etapa para a história do nosso País: nos conhecermos melhor! Todos nós podemos dizer, afinal será que o Brasil já não se conhece com tantas pesquisas realizadas e que são divulgadas quase que diariamente? De certa forma, podemos até dizer que sim, mas nenhuma pesquisa vai tão a fundo, em todas as entranhas, revelando todos os detalhes de nosso País, nosso Estado e nossa cidade como o Censo realizado pelo IBGE. É através do Censo 2010 que após dez anos vamos rever nossa população exata, a cor de nossa população, número de domicílios com água encanada, entre tantas outras variáveis.
Outro ponto importante em relação ao Censo 2010 diz respeito à nossa cidade. É realmente muito importante conhecer sobre nosso Brasil, mas mais importante conhecer sobre a cidade de Matão, onde de fato vivemos e onde após dez anos desde o último Censo realizado no País muitas dúvidas surgem em relação a diversos dados.
Uma das controvérsias é principalmente em relação a real população da cidade de Matão. Muitas pessoas dizem que nossa cidade já ultrapassou os 100 mil habitantes, outras acreditam que esteja na casa de 85 a 90 mil habitantes. O fato é que o último dado que conhecemos em relação ao IBGE é do ano 2000 (quando o Censo apontou em torno de 72 mil matonenses). A partir daí foram geradas uma série de estatísticas feitas pelo próprio IBGE e também pela Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados) as quais apontam uma população entre 76 mil e 79 mil habitantes respectivamente.
Vale lembrar que a informação oficial é sempre a do Censo, então nesse ano iremos conhecer a verdadeira população matonense, que pelos indicadores, de fato estará próxima aos 80 mil habitantes.
Um outro dado não menos importante divulgado pelo Censo é em relação à qualidade de vida dos municípios. O chamado IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios) que relata dados em relação a três indicadores sociais (Escolaridade, Expectativa de Vida e Renda). O último dado oficial que temos referente à Matão também diz respeito ao ano 2000 e iremos ver que muita coisa pode ter mudado e com certeza para melhor em nossa cidade nesses últimos dez anos.


Redes de água potável, de esgoto tratado, quantidade de escolas, creches, hospitais, postos de saúde, habitação, meio ambiente, fatores que interferem diretamente na qualidade de vida de cada cidadão são minuciosamente identificados e retratados pelo Censo e é aí a oportunidade de nós matonenses fazermos aquele comparativo do último e do atual Censo e verificarmos se houve avanços, melhorias nesses quesitos aqui em nosso município. Tudo indica que melhoramos sim e não foi pouco, pois Matão se beneficia não apenas pelo grande progresso experimentado pelo Brasil na última década, assim como pelo próprio esforço de melhorias que vem sendo realizado na cidade.
Grandes projetos de infra-estrutura, de saúde, de habitação e a grande oferta de emprego conquistadas em Matão é refletida diretamente na qualidade de vida da população e do destaque que a cidade pode vir a ter no próximo recenseamento. Nesse Censo, será também a grande oportunidade de conhecermos mais sobre as origens da atual população matonense, sua cor, sua escolaridade.
A taxa de analfabetismo e de mortalidade infantil são dois dados que devem ser aguardados com ansiedade, justamente pelo fato de que esses dois indicadores impactavam diretamente em nossa qualidade de vida há dez anos, já que Matão era uma das cidades da região com os piores índices. Devemos deixar claro que os índices daqui não eram extremamente ruins, mas quando comparávamos às cidades próximas e até à média do Estado, estávamos em desvantagem e justamente por isso devemos sim aguardar significativas melhoras nesses dados.
Indicadores de emprego e renda, certamente serão um dado que será apresentado com efetiva melhora para Matão, pois devemos lembrar que em 2009, apesar da crise financeira, a cidade era uma das que mais se recuperavam e justamente uma das que mais gerava empregos em nosso Estado.
O recenseamento do IBGE é utilizado por prefeituras, Governos Estaduais e pelo Governo Federal para traçar políticas públicas em todas essas áreas já citadas por pelo menos os próximos dez anos. Por isso à grande importância de se responder adequada e corretamente os dados, assim como esses sejam analisados com grande relevância pelos poderes públicos para corrigir o que de fato não está bom para nossa população.
O Censo brasileiro é considerado um dos mais confiáveis do mundo, sendo inclusive já elogiado por vários organismos internacionais. Para acompanhar as mudanças ocorridas na sociedade brasileira, o Censo 2010 será totalmente informatizado e contará com novas perguntas de grande importância nos dias atuais como sobre a posse do registro de nascimento, união entre pessoas do mesmo sexo, computadores domiciliares com acesso à internet, emigração internacional, acesso a programas de transferência de renda do governo.

Por isso matonenses e todos os cidadãos brasileiros, a partir de agosto, recebam os recenseadores em suas residências, resposta às perguntas corretamente, pois esse é o nosso momento de realmente sabermos que tipo de brasileiros somos, como somos, quantos somos, o que temos, o que precisamos e deixar o caminho já traçado para a sociedade que iremos construir no futuro.

3 comentários:

Anônimo disse...

Queria uam população de 100 mil!!

Anônimo disse...

se era para serem visitados e colher informações de todas as residencias de Matão-sp, ddesde já,questiono os númaros apresentados.
Se fosse o Prefeito, providenciaria um censo paralelo.Aí sim,daria credibilidade.Não desmereço o trabalho dos matonenses.Mas conheço a cidde como a palma de minha mão.com toda convicção devemos ter entre 81.000 a 83.000habitantes.Quanto às maiores necessidades, não vejo Acessibilidade fisica e arquitonica.Como 12ª mais desenvolvida do Brasil, esquecendo-se das pessoas com deficiencias+pessoas com mobilidade reduzida.

Anônimo disse...

Desculpem mais... Não ajudou quero saber o tanto de abitantes de hoje em dia ( 17/02/2012 ) mais mesmo assim Obrigada!

Postar um comentário