PORTO SECO: Uma necessidade e vantagem para Matão e o país

Todos nós podemos perceber que a economia brasileira vem passando por grandes transformações nos últimos anos, um crescimento que caso continue sustentado dessa forma fará com que nosso País vivencie uma nova realidade, uma nova dinâmica em todos os setores. Quando a economia cresce a necessidade de energia, alimentos, as exportações e assim como o consumo em geral também crescem e para isso existe uma forte necessidade de transporte. As indústrias e a agricultura precisam fazer com que seus produtos cheguem aos portos e aeroportos para a exportação assim como para as companhias de varejo e o consumo interno.
Sabemos que nosso País enfrenta muitos gargalos nessa área como a má conservação das estradas, escassez de ferrovias e hidrovias e os portos tanto marítimos quanto fluviais operam abaixo da capacidade que deveriam.
Um outro sistema de escoamento que é muito importante e temos um déficit no Brasil são os chamados portos secos, sendo esses muito comuns nos Estados Unidos e na Europa, aqui contamos com apenas 35 unidades.

O QUE É UM PORTO SECO?


Porto Seco é um terminal intermodal de transbordo que inclui a interligação de rodovias e ferrovias estando presentes geralmente em áreas de grande concentração industrial, agro-industrial e próximos à importantes entroncamentos rodo-ferroviário.
Nos portos secos são executadas operações de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e bagagens sob a fiscalização da Receita Federal o que permite a interiorização desses serviços aduaneiros no País, desafogando os portos marítimos que já sofrem com a alta demanda, fazendo com que o fluxo seja mais rápido e eficiente. Ou seja, quando um produto chega até o porto de Santos para exportação, por exemplo, ele não precisa mais passar por esse processo burocrático na alfândega de lá, pois já foi executado o serviço em um porto seco.
O quanto uma cidade pode influenciar com um porto seco.
Alguns serviços realizados nos portos secos são: a etiquetagem e a marcação dos produtos destinados à exportação visando às exigências do comprador, demonstração e testes de veículos, máquinas e outros equipamentos industrializados.
Além disso, nos portos secos a Receita Federal já pode fazer os serviços aduaneiros tanto de exportação quanto de importação, inclusive a armazenagem de produtos em estoques, seja por retenção fiscal ou não.

A IMPORTÂNCIA DE UM PORTO SECO E A POSIÇÃO PRIVILEGIADA DE MATÃO PARA ESSA CONSTRUÇÃO.

Os portos secos são de vital importância para a fluidez da economia e do transporte e escoamento de tudo que é produzido no País. No Brasil são 35 portos secos e existem alguns exemplos no Estado de São Paulo como na capital, Taubaté, Jundiaí e Ribeirão Preto. Sempre instalados próximos à grandes corredores de tráfego e de acesso aos portos mais importantes.
Outra questão importante para a localização de portos secos é a presença de indústrias e segmentos dinâmicos na região onde serão instalados. Matão é uma cidade que é considerada privilegiada nesse quesito, pois temos indústrias fortes e exportadoras em diversos setores como suco concentrado de laranja, implementos e maquinários agrícolas, têxtil, químicas (adubos e sementes) além da forte presença da agricultura.
Além disso, devemos lembrar que a cidade de Matão está localizada em um importante entroncamento entre as rodovias Washington Luís (que dá acesso ao porto de Santos, à capital e Campinas) e a rodovia Brigadeiro Faria Lima que permite o acesso aos Estados de Minas Gerais e ao Centro – Oeste do Brasil. A ferrovia que passa pelo município de Matão dá acesso direto entre os Estados do Mato Grosso do Sul e Goiás ao porto de Santos e muito do que é transportado nela como a soja não recebe tratamento aduaneiro antes de chegarem a Santos.
Sendo assim, a cidade tendo essas vantagens e também estar localizada no ponto estratégico no centro do Estado de São Paulo é muito viável que seja instalado um porto seco na cidade de Matão.

A IMPORTÂNCIA DE UM PORTO SECO PARA A ECONOMIA DA CIDADE

A cidade de Matão deve pensar seriamente na instalação de um porto seco, pois além de usufruirmos dos benefícios estratégicos de localização e transportes isso também garantiria uma maior concorrência para as indústrias locais, uma grande geração de receita para o município e sem dúvida alguma, a atração de inúmeras outras indústrias e prestadoras de serviços que reconhecem a vantagem de estarem próximas a um porto seco.
Quando um porto seco é instalado o município se torna um entreposto entre o local onde é produzido e o porto ao qual será destinado, mas as empresas podem também preferirem estar próximas a ele pelo fato de economizar esse custo de deslocamento e transporte.
Um parque industrial diversificado seria claramente uma das conseqüências positivas da instalação de um entreposto intermodal desses em nossa cidade, isso geraria ainda mais divisas, empregos e aumentaria a receita de nosso município, fazendo com que certamente outros setores como o comércio e prestação de serviços se desenvolvam sem precedentes.
A população também poderia ficar despreocupada quanto ao excesso de caminhões que obviamente ocorrerá com a implantação do porto seco, pois de acordo com o projeto esse será instalado próximo a uma das rodovias que servem à cidade: a SP-310 ou a SP -326.
Esse tipo de porto vai ser cada vez mais necessário e importante com o crescimento da economia brasileira. A demanda para o transporte de cargas e serviços aduaneiros serão cada vez mais solicitados e os portos marítimos não têm mais capacidade de executarem todos esses serviços. Não podemos então deixar que Matão perca a oportunidade de ser a representante no centro do Estado de São Paulo com um porto seco, visando assim a agilidade na exportação tanto do que é produzido aqui em nossa cidade quanto em outras regiões que obrigatoriamente precisam passar por aqui devido ao privilégio de nossa posição geográfica e de transportes, sendo assim nossa cidade e sua economia será muito beneficiada com a construção do porto seco matonense.

Um comentário:

Juliana Fernandes disse...

O problema é saber se realmente "alguns setores" da cidade querem que todo esse desenvolvimento aconteça. Pois sabemos que existem um movimento anti-instalação de qualquer outra industria ou alguma coisa que venha atrair novas empresas diferente das que dominam a cidade de matão a decadas...

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