A Importante Ligação de Matão: O SEU ANEL VIÁRIO!

Quando um Governo Municipal consegue fazer com que haja possibilidade de facilitar o trânsito de uma cidade, ele acaba ajudando uma grande leva de pessoas que se beneficiam com a necessidade de locomoção rápida e segura pela mesma, desde os meios transportes de pequeno porte como os ciclistas e motoqueiros, chegando até os de grande porte como caminhões, ônibus, carretas e máquinas pesadas.

Como todo bom Matonense sabe, Matão mesmo não sendo uma cidade de grande é uma cidade beneficiada, por ser industrializada e sempre está entre as cidades não só do Estado de São Paulo, mas do Brasil, com os maiores índices de geração de emprego. Há inúmeras empresas e indústrias na cidade que requerem fácil transporte de seus produtos ali produzidos, sem contar a Citrosuco que atrai para Matão um grande número de caminhões na época de safra dos produtos alimentícios em geral.

Outra coisa que quem mora em Matão está cansado de saber é...


...que nessas áreas industriais, e porque não dizer por toda cidade, quem se utiliza dos meios de transporte de médio e pequeno porte se sentem poderíamos dizer, ameaçados, pois têm que compartilhar as ruas e avenidas da cidade com os caminhões, que interferem diretamente no fluxo do tráfego da cidade.

A IMPORTÂNCIA DA LIGAÇÃO DO ANEL VIÁRIO DE MATÃO
Pouca gente sabe que Matão desde muitos anos atrás, precisamente na década de 60, a cidade passou por uma transformação com o planejamento drástico de como seriam as ruas, avenidas, e a distribuição da cidade. Nos primórdios da implantação de plano diretor nas cidades brasileiras, no qual poucas ou quase nenhuma aderia a planejar seu crescimento (fato importante que também será tratado futuramente no blog), nós matonenses temos o privilégio de morar em uma cidade planejada, pelo menos em suas vias, assim como ocorreu com Brasília.

E nesse primeiro plano, surgiu então através do Prefeito dessa época Armando Bambozzi e o Arquiteto Gustavo Neves da Rocha Filho, ruas e avenidas com largas dimensões e um anel viário que interligasse toda a cidade pelos os seus quatro cantos, para que Matão na verdade, assim como Brasília, se tornasse uma cidade voltada para o CARRO.


O FINAL DA LIGAÇÃO DO ANEL VIÁRIO
Poderíamos estar presenciando, o que pode ser chamado de um marco histórico para Matão, a finalização do que foi planejado no século passado, o anel viário matonense finalizado por completo interligando as avenidas Trolesi, Francisco Mastropietro, Marchesan e Baldan (que não deixam de ser uma mesma avenida com dois nomes) e a Ludwig Eckes no qual há os dois pontos críticos dessa ligação (como mostra na imagem do mapa da cidade acima), porém hoje há o barramento de uma das ligações mais fundamentais nos dias de hoje; a Avenida Marchesan com a Avenida Ludwig Eckes no Santa Rosa, que não pode ser considerado como falta de verba e está ligado diretamente ao poder judiciário, já que podemos notar que a ligação "Santa Rosa - São José" está em andamento. Outra ligação que provavelmente não será dada tanta importância atualmente é a da Ludwig Eckes já no Jardim Brasil com a Avenida Francisco Mastropietro no Jardim Primavera, afinal ainda não há urbanização suficiente na área onde passaria o fechamento dessa ligação.

E você matonense, comente sobre os fatos apresentados, você acha que Matão tem um diferencial urbanístico em relaçãos às cidades vizinhas?

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